18 de mar. de 2011

Livro sobre a história da Padaria América à venda nas Livrarias Curitiba


Lançamento do Livro “Padaria América e o pão das gerações curitibanas” aconteceu nesta quinta, 17, nas Livrarias Curitiba. Antes da sessão de autógrafos um bate papo com a autora, a nutricionista e doutora em História da Alimentação Juliana Reinhardt, o Professor Carlos Antunes da UFPR e Eduardo Engelhardt, bisneto do fundador da padaria e sócio proprietário atualmente. Mais de cem pessoas presentes e muitas participações da platéia. A maioria enfatizou a importância do resgate da tradição da comida artesanal e principalmente das lembranças da família ao redor da mesa. Juliana contou que sua idéia de pesquisar sobre a Padaria veio da lembrança de infância. “Meu pai comprava a broa de centeio na Padaria todo sábado e só comíamos no domingo quando todos estavam reunidos para o café da manhã. Pensei que se eu tinha um ritual e lembranças referentes ao ato de comer a broa da Padaria, muitas outras pessoas deveriam ter também.” Seu livro é originário da tese de mestrado sobre o tema em História da Alimentação, com a orientação do Profº Doutor Carlos Antunes.

Serviço

“Padaria América e o pão das gerações curitibanas” está à venda nas Livrarias Curitiba.

Valor: R$ 60 reais


Assessoria de imprensa - Ana Caldas

13 de mar. de 2011

Livro conta a história da Padaria América, a mais antiga de Curitiba




“Padaria América e o pão das gerações curitibanas” será lançado nesta quinta 17, nas Livrarias Curitiba.

É entrar lá e voltar ao passado...” disse um dos consumidores da Padaria América entrevistado para o livro “Padaria América e o pão das gerações curitibanas”. A tradição que é mantida há quase cem anos é a temática principal da obra escrita pela nutricionista e doutora em História da Alimentação Juliana Reinhardt. A pesquisa que originou o livro analisou a tradição de se fazer e se comprar o pão na padaria mais antiga da cidade. Procuramos entender o que levou e leva uma padaria a conseguir se manter no mercado durante tanto tempo, qual o significado desta tradição e o que a comida (na forma de broas, bolos, bolachas) pode representar aos indivíduos. Trabalhamos com a história oral, entrevistando os clientes, a família Engelhardt e funcionários, muitos com mais de 40 anos de serviço no local.” explica Juliana. A história da padaria, segundo a autora, está intimamente ligada à história de Curitiba, suas modificações ocorreram como reflexo das modificações da cidade e de sua sociedade.

Para o lançamento do livro que acontece nesta quinta, 17, será realizado um bate papo sobre o tema com a pesquisadora e autora do livro Juliana Reinhardt, do professor de História da Alimentação pela UFPR Carlos Antunes e também do bisneto do fundador da Padaria América, Eduardo Engelhardt. Nas livrarias Curitiba, do Shopping Park Barigui, às 19 horas.

Mais sobre o livro:

Padaria América, a mais antiga de Curitiba em atividade, fundada Eduardo Engelhardt, descendente de imigrante alemão em 1913, que hoje, procura manter as receitas e o modo de fazê-las do início do século XX. Quem hoje administra e mantêm a padaria são os bisnetos do fundador. A tradição de fazer os pães, bolachas e doces alemães foi passada de pai para filho e, hoje, a grande parte de quem compra na Padaria América, são os filhos e netos daqueles que compravam na época do fundador: os imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, portugueses. O fazer e o comprar foram transmitidos de geração para geração. O carro-chefe da padaria é a broa de centeio.

A clientela de hoje é formada pelos clientes fiéis (descendentes de imigrantes) e também por aqueles que se seduziram pela “tradição” que hoje a padaria representa. Muitas coisas da padaria remetem ao passado: além das preparações, a própria loja constitui-se como local de referência, funcionando no mesmo local por 80 anos sendo que, nos 15 anteriores, funcionava a apenas uma quadra da atual localização; muitos funcionários trabalham há mais de 40 anos no estabelecimento (a funcionária que cuida do caixa também é referência da padaria: está há 45 anos no local, e lá também trabalham dois padeiros há quase 50 anos). Segundo seus clientes fiéis, mudou muito pouco internamente, mantendo a mesma disposição interna, mesmo formato de balcão, prateleiras, potes de bolacha, caixa, etc.

Serviço

Lançamento do Livro “Padaria América e o pão das gerações curitibanas”

Bate –papo com a autora Juliana Reinhardt, com o professor de História da Alimentação pela UFPR Carlos Antunes e o bisneto do fundador da Padaria América Eduardo Engelhardt

Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui.

19 horas


Assessoria de imprensa – Ana Carolina Caldas