29 de jan. de 2013

Pré Carnaval também no bairro. Garibaldis e Sacis inova e pela primeira vez vai ao Sítio Cercado




Os integrantes do bloco Garibaldis e Sacis há muito perseguiam este sonho: levar o pré carnaval aos bairros da cidade. Nas conversas com a nova gestão da Fundação Cultural de Curitiba, o grupo recebeu uma proposta de descentralizar o evento em pelo menos um fim de semana. Com a proposta aceita, no sábado dia 02, eles chegam pela primeira vez em um bairro da cidade, no Sitio Cercado. E, a idéia é que nos próximos anos outros bairros recebam o bloco.

“Vamos levar nossa alegria por aí”
Garibaldis e Sacis existe desde 1999 e tem sua origem no Largo da Ordem, centro da cidade. Artistas ligados à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ao Conservatório de Música Popular Brasileira, ao Teatro de Bonecos e ao Grupo Mundaréu, encontravam-se rotineiramente nos domingos de janeiro no Saccy Bar, centro histórico de Curitiba, para discutir a organização da festa. Numa destas reuniões foi eleito o nome do bloco, “Garibaldis & Sacis”, em alusão e homenagem ao itinerário idealizado. O ponto de partida seria o Saccy Bar e o ponto final do trajeto a Praça Garibaldi. “Agora é hora desta festa chegar a outros lugares da cidade. Entre os integrantes e simpatizantes do Garibaldis e Sacis há em primeiro lugar a defesa da cultura e arte para todos. Inclusive nosso hino começa assim: “Vamos levar nossa alegria por aí”, lembra Marcel Cruz.

A Festa no Sítio Cercado
Um dos mais populosos bairros da cidade, o Sítio Cercado foi o escolhido para 2013. Porém, tanto o Garibaldis e Sacis como a Prefeitura tem como meta levar o pré carnaval para outros bairros nos próximos anos. Segundo o Presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, uma das prioridades da atual gestão “é democratizar e descentralizar o acesso à cultura, resolvendo esta lacuna que temos nos bairros em Curitiba.” No sábado, o  Pré Carnaval inicia às 16 h na Rua São José dos Pinhais que fica paralela à Rua da Cidadania.  O início será na transversal Rua Nova Aurora e o término na Rua Gentio Portugal Tavares. Para o sábado, já está garantido o mesmo esquema de estrutura e policiamento que já ocorre nos domingos no Largo da Ordem

Todo Carnaval tem seu fim: Garibaldis e Sacis se despede no domingo.
E no domingo 03 de fevereiro, o bloco Garibaldis e Sacis se despede com o último dia do Pré Carnaval 2013. O tema será Garibaldis e Sacis Invertido – (mulher vai de homem, homem vai de mulher).

Assessoria de imprensa: Ana Caldas (41)92114915 e Anaterra Viana ( 41) 99065906
Foto: Sitio Cercado por Gilson Camargo - original daqui ---> http://www.gilsoncamargo.com.br/blog/?p=3332

24 de jan. de 2013

Banda argentina Las Taradas em Curitiba para lançamento do seu primeiro CD


Las Taradas (que quer dizer algo como "As Tontas" em espanhol) foi formada em 2010 por sete "chicas" virtuosas em seus instrumentos. O repertório rememora canções populares dos anos 40 e 50 - algumas bem conhecidas, outras esquecidas. Bolero, swing, country e canções populares de todo o mundo compõe o set list das meninas, inclusive com algumas músicas brasileiras cantadas em português! A banda, muito popular na Argentina está em turnê pelo Brasil, sendo que o primeiro show em terras tupiniquins será em Curitiba. Nos días 02 e 03, elas tocam nos bares 92 Graus e no Café Parangolé, respectivamente.



“Son y se hacen” (“São e se fazem”) é o primeiro disco do grupo Las Taradas (tolas em español). Essa pequena orquestra de senhoritas relembra canções pouco conhecidas dos anos 40 e 50. Ainda que conservando a sonoridade original,  são incorporadas pitadas de elementos novos e próprios. Do bolero, swing e cha cha cha, passando por músicas napolitanas, cumbias colombianas e “rancheras” mexicanas. A proposta utiliza do humor das canções daquela época, para montar um repertório que viaja por diferentes regiões e  resgata diversos intérpretes, que vão desde Johnny Cash, Mina Mazzini e Agustin Lara, até Elvis Presley, Los Machucambos e Carmem Miranda.



A Orquestra surgiu no idos de 2010 quando Luisa Malatesta e Lucia de Paco decidiram materializar uma idéia antiga: reunir um grupo de mulheres músicas que pudessemmente recuperar do esquecimento melodias do passado. Unindo o ukelele e voz da Luisa, o violão da Lucia de Paco, ao contrabaixo de Encarnación de los Males, a clarineta de Cheetara Rodríguez, a voz e o trompete de Maricarmen Montenegro, o violino de Exaltacion de la Cruz e a percussão da Tia Nidia Lopez do Pandeiro, iniciou-se um caminho que as levou a diversas apresentações em teatros e casas de shows, até manifestações públicas, festivais e centros culturais espalhados tanto por Buenos Aires quanto por Córdoba, Mendoza e  Bahia Blanca.



As andanças pelos palcos argentinos não impediu que, como continuação do EP (gravado no Esudio Limbo em 2010), Las Taradas encontrassem uns dias para gravar seu primeiro disco. Produzido por Lucy Patané e Pablo Hadida,  o disco apresenta as canções em seu formato original, com o toque pessoal dessas senhoritas. Somaram-se a essa grande impreitada ilustres convidados como Santiago “Cuchi” Martínez, no piano, e Priscila La Paco (Ana Patané) no vocal. A arte do Disco é uma produção conjunta de Lula Bauer (fotos) e Paula Maffia (desenho e ilustrações).





            Las taradas é composto por: Carla Branchini  como “Cheetarah Rodriguez”, clarineta, voz e percussão; Nati Gavazzo como “A Tia Nidia López do Pandeiro”, percussão e voz; Paula Maffia como “Dona Luisa Malatesta”, voz e ukelele, Lu Martinez como “Encarnación de los Males”, contrabaixo e voz; Lucy Patané como “Lucía de Paco”, violão e voz; Mel Muñiz como “Maricarmen Montenegro”, voz, guaita e trompete; e Rosario Baeza como “Exaltación de la Cruz”, violino e voz.



Web:





Audio:




Videos:



Bei mir bistu schein ao vivo no Niceto: http://www.youtube.com/watch?v=M7gCBBis2Mw






SERVIÇO:
SHOW LAS TARADAS  EM CURITIBA:



Dia 02 de fevereiro no 92 Graus. A abertura  do show  fica por conta dos Joanetes e o discotecário convidado é Tomas (Radio Espanha). 22 hrs.  Ingressos a 20 reais.



Dia 03 de fevereiro no  Café Parangolé.  20hrs – Ingressos: 12 reais



Assessoria de imprensa – Ana Caldas (41)92114915

23 de jan. de 2013

Pré Carnaval no próximo domingo será em clima de praia. Confira calendário:



Foto:Maringas Maciel
Garibaldis e Sacis, que neste ano completa 14 anos de existência, levou no último domingo mais de 15 mil pessoas para o Largo da Ordem em uma festa marcada pela alegria e paz. Como já faz parte da brincadeira proposta pelo bloco desde 1999, cada domingo os foliões brincam com um tema diferente: E, no dia 27, a festa continua com o tema “Garibaldis e Sacis vai à praia”. Biquínis, maiôs,  bóias, cangas são algumas das inspirações de quem já participou. 

E, para garantir que o sucesso do Pré Carnaval na cidade se mantenha, novamente nesta semana os integrantes do bloco se reuniram com a polícia e a Prefeitura Municipal de Curitiba. Luiz Nobre, um dos coordenadores do Garibaldis e Sacis, comemora o apoio: “Existe por parte da polícia e da Prefeitura vontade e torcida pelo evento. Podemos dizer que definitivamente estamos no calendário oficial da cidade e sendo respeitados.” 

Neste ano, além de mais dois domingos no Largo da Ordem, o Pré Carnaval acontecerá também no bairro Sítio Cercado. Para ambos os lugares, o esquema de segurança e estrutura estão garantidos.

Confira o calendário oficial do Garibaldis e Sacis:
27 de janeiro – Garibaldis vai à praia
02 de fevereiro – Garibaldis e Sacis no bairro Sítio Cercado
03 de fevereiro – Garibaldis e Sacis Invertido – (mulher vai de homem, homem vai de mulher.) 




ASSESSORIA DE IMPRENSA – ANA CALDAS - 92114915 e ANATERRA VIANA - 99065906