20 de fev. de 2014

Garibaldis e Sacis faz suas últimas apresentações no Pré Carnaval curitibano




No Sitio Cercado, em 2013



No último fim de semana o Garibaldis e Sacis faz duas apresentações. No sábado, 22 de fevereiro, o bloco vai ao Sítio Cercado, sendo o segundo ano de apresentação no bairro. Este ano o Garibadis e Sacis conta com a participação especial da Escola de Samba Imperatriz da Liberdade que faz a folia junto com o bloco na Avenida São José dos Pinhais, a partir das 15h00. Contribuir para descentralizar a oferta de cultura na cidade tem sido, segundo opinião dos integrantes do bloco, um passo importante que reafirma o lema do bloco: “vamos levar nossa alegria por ai

E no último domingo, dia 23,  a partir das 15h00,  a Avenida Marechal Deodoro recebe os 'invertidos', tema escolhido todos os anos para fechar o Pré Carnaval dos Garibaldis e Sacis. É o dia em que vale tudo, homens se vestem de mulher e mulheres se vestem de homem.

Mareshow”, experiência que deu certo

O pré-carnaval este ano  foi aprovado pelos foliões. A  ida para a Marechal Deodoro proporcionou uma melhora na qualidade tanto para os artistas do bloco, que puderam contar com uma melhor estrutura, quanto para o folião que pôde brincar o carnaval mais à vontade.. O primeiro domingo de pré carnaval, 9 de fevereiro, em que o bloco ainda contou com a abertura dos pernambucanos da Orquestra Contemporânea de Olinda, já pode-se notar a diferença.

A produtora Bina Zanette, uma das fundadoras do Garibaldis e Sacis e veterana nas folias de Pernambuco, relatou: "me senti no carnaval de Olinda". Outro que aprovou o local foi o músico Heitor Humberto, da Banda Gentileza: "Saímos do aperto do Largo da Ordem, em que muitas pessoas ficavam paradas por falta de espaço para brincar e fomos para a avenida lugar em que todo mundo caiu na folia de verdade." . No segundo domingo, 16 de fevereiro, nem mesmo a chuva e o tempo mais frio inibiram os 5 mil foliões que marcaram presença e brincaram com Garibaldis e Sacis.

E o bloco que completa 15 anos em 2014 se despede da  'Mareshow',  apelido carinhoso que o bloco deu à Avenida Marechal Deodoro, feliz com a experiência. E convida ainda todos os curitibanos para celebrar o carnaval curitibano que inicia dia  dia 29 de fevereiro com os desfiles das Escolas de Samba na Avenida Marechal 

Informações aos foliões - Sitio Cercado



A área da Rua São José dos Pinhais entre os cruzamentos das Ruas Nova Aurora e Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares será exclusiva para foliões.

Os acessos poderão ser feitos pelas ruas Nova Aurora, Desembargador Francisco de Paula Xavier Filho, Lupionópolis, Luiz Gurgel, Professora Luiza Borges, Moyses Gutzein e Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares.
O trânsito de veículos na Rua São José dos Pinhais, entre Nova Aurora e Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares, será bloqueado a partir das 14h e liberado após as 20h.


Os ônibus Alimentadores Bairro Novo A e Bairro Novo C que atendem a região funcionarão normalmente no sábado de desfile, com pequenos ajustes de rota, maiores informações acessar o site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, no link boletim de trânsito.

SERVIÇO


Sábado Sitio Cercado
Rua São José dos Pìnhais 
a partir das 15h00

Domingo Centro
Avenida Marechal Deodoro
a partir das 15h00




Foto 1 (de Anaterra Viana) - Garibaldis e Sacis no Sitio Cercado em 2013
Foto 2  (de Julio Garrido) - Invertidos


Assessoria de imprensa
Ana Caldas (41)88828580
Anaterra Viana (41) 99065906

17 de fev. de 2014

Pesquisadora lança livro sobre a história dos restaurantes “por quilo” em Curitiba

O lançamento do livro acontece no dia 21 de fevereiro na Livraria Cultura, as 19h30

A tradição do “comer fora” e a escolha pelos curitibanos por restaurantes self-service "por quilo" é tema de estudo da autora Cilene da Silva Gomes Ribeiro, que é nutricionista, professora e coordenadora do curso de Nutrição da PUC de Curitiba, com Mestrado em Engenharia de Produção e Doutorado em História. Escrever a história dos restaurantes por quilo em Curitiba traz temas interessantes da antropologia, sociologia e da nutrição.

Um dos objetivos do livro é levar o leitor compreender as relações entre as pessoas e os alimentos, focalizando as refeições feitas fora dos limites domésticos, um hábito que tomou corpo no cotidiano de uma boa parcela da classe média urbana. Desta forma, as possibilidades de se fazer refeições fora de casa permitem novas interpretações do comer. A autora recupera a história dos restaurantes self-service por quilo, em Curitiba, no período de 1970 a 2000. Um trabalho criterioso de pesquisa, que veio a preencher uma lacuna no conhecimento de uma área da história da alimentação que se tornou realidade junto aos consumidores curitibanos na atualidade. 


SOBRE A AUTORA

Cilene da Silva Gomes Ribeiro é Nutricionista com Doutorado em História e Mestrado em Engenharia de Produção. Tem Especialização em Qualidade e Produtividade, Administração Industrial, Qualidade de Alimentos, Metodologia de Ensino Superior, Logística Empresarial, Gestão de Custos e Formação de Preços, e Alimentação Coletiva. Possui 20 anos de experiência em Nutrição de Coletividades Sadias, atuando em gerências de restaurantes, concessionárias de alimentos e restaurantes comerciais. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sendo docente dos cursos de Nutrição e do Curso Tecnólogo em Gastronomia e coordenadora das pós graduações de Gerenciamento em Unidades Produtoras de Refeições e de Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade de Alimentos. Atua ainda como professora convidada nos Cursos de Chef de Cuisine e de Hotelaria do Centro Europeu. 



Assessoria de imprensa – com Ana Caldas

12 de fev. de 2014

Garibaldis e Sacis vai de super heróis e fantasias infantis no próximo domingo do Pré- Carnaval de Curitiba




Todo ano o bloco Garibaldis e Sacis escolhe temas para inspirar os foliões brincarem no Pré-Carnaval, que em 2014 completa 15 anos. Para o próximo domingo, 16, o tema sugerido para as fantasias é de Super-Heróis, Babys ou que remetam à infância. O que vale é a criatividade para animar mais ainda a festa.  

Cerca de 10 mil pessoas estiveram no último domingo quando o bloco estreou em novo lugar, na Rua Marechal Deodoro. Para Marcel Cruz, um dos integrantes do bloco, a estreia foi um sucesso. “O lugar é a alegria. E quem acompanha o Garibaldis e Sacis vem com alegria sempre. Uma das vantagens da Marechal é ser espaçosa, permitindo que famílias estejam lá e se divirtam como a gente quer!”

Integrando neste ano  o calendário oficial do carnaval da cidade, Garibaldis e Sacis vai sair os próximos domingos (16 e 23) a partir das 15 horas na Rua Marechal Deodoro. No dia 22, sábado, o bloco vai até o Bairro Sitio Cercado.

Concurso de Marchinhas
Para o próximo domingo uma das surpresas é o anúncio das cinco músicas selecionadas no 4º Concurso de Marchinhas e Zoeiras Carnavalescas realizado pelo bloco. Integrantes e bateria cantarão as marchinhas para que o público na próxima semana participe da votação popular nas redes sociais dos Garibaldis e Sacis. A vencedora será anunciada no último domingo, 23. Neste ano, o concurso inscreveu 23 músicas, entre marchinhas, sambas e funks, na sua maioria falando sobre temas da cidade. Clique aqui para conhecer as selecionadas



Informações aos foliões:

A área da Marechal Deodoro entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e com a Avenida Marechal Floriano será exclusiva para os foliões.

A entrada acontecerá pela Rua Barão do Rio Branco. Haverá três saídas: uma pela Avenida Marechal Floriano e duas pela Rua Monsenhor Celso.

O trânsito de veículos na Rua Marechal Deodoro, entre a Travessa da Lapa e Avenida Marechal Floriano, será bloqueado a partir das 14h e liberado após as 20h.

Os ônibus que atendem a região funcionarão normalmente nos domingos de desfile, com pequenos ajustes de rota, caso necessário. As linhas que transitam pela Marechal Deodoro serão desviadas para rotas próximas.

Uma boa novidade é que haverá espaço para estacionamento de bicicletas próximo à entrada da Rua Barão do Rio Branco (IMPORTANTE: traga corrente para amarrar). E também espaço adequado para que pessoas portadoras de necessidades especiais aproveitem a festa com segurança e conforto.

Assessoria de imprensa Garibaldis e Sacis
Ana Caldas (41) 8882-8580
Anaterra Viana (41) 9906-5906

5 de fev. de 2014

Garibaldis e Sacis recebe Orquestra Contemporânea de Olinda no pré carnaval em Curitiba





 No próximo dia 09, primeiro dia de Pré Carnaval, Garibaldis e Sacis comemora os 15 anos com o tema tradicional (fantasias tradicionais: pierrot, colombina, etc) e convida os foliões a saírem de vermelho e amarelo, as cores do bloco.



Nos 15 anos de Garibaldis e Sacis  o bloco estreia em 2014 na Rua Marechal Deodoro e ainda recebe uma convidada especial que vem lá de Pernambuco: a Orquestra Contemporânea de Olinda. Integrando neste ano  o calendário oficial do carnaval da cidade, Garibaldis e Sacis vai sair os próximos três domingos a partir das 16 horas na Arena Pré – Carnaval, estrutura montada pela Fundação Cultural de Curitiba. Para Itaercio Rocha, um dos fundadores do bloco, “a ideia de uma volta as origens do carnaval de Curitiba trazendo a festa de volta para a Marechal é muito feliz. E nós resolvemos integrar o calendário para fortalecer nosso carnaval.” 




Por toda a cidade

As comemorações do “début”  já começaram:  o Garibaldis e Sacis  apresentou-se no encerramento da Oficina de Música de Curitiba levando os foliões à Boca Maldita, e também saiu às ruas no último domingo,  2 de fevereiro, em homenagem à Iemanjá, transformando a Rua Saldanha Marinho e a Praça Tiradentes em uma praia com dezenas de brincantes vestidos de roupa de banho. Ainda durante o Pré Carnaval, o bloco prepara outras surpresas pela cidade.


Informações aos foliões:

A área da Marechal Deodoro entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e com a Avenida Marechal Floriano será exclusiva para os foliões.


A entrada na Arena Pré-Carnaval acontecerá pela Rua Barão do Rio Branco. Haverá três saídas: uma pela Avenida Marechal Floriano e duas pela Rua Monsenhor Celso.


O trânsito de veículos na Rua Marechal Deodoro, entre a Travessa da Lapa e Avenida Marechal Floriano, será bloqueado a partir das 14h e liberado após as 20h.



Os ônibus que atendem a região funcionarão normalmente nos domingos de desfile, com pequenos ajustes de rota caso necessário. As linhas que transitam pela Marechal Deodoro serão desviadas para rotas próximas.



Uma boa novidade é que haverá  espaço para estacionamento de bicicletas próximo à entrada da Rua Barão do Rio Branco (IMPORTANTE: traga corrente para amarrar). E também espaço adequado para que pessoas portadoras de necessidades especiais aproveitem a festa com segurança e conforto.



Orquestra Contemporânea de Olinda

A Orquestra Contemporânea de Olinda surgiu em 2008 do encontro entre músicos de frevo do tradicional Grêmio Musical Henrique Dias e expressivos nomes da nova geração musical pernambucana. Em cinco anos de existência, desenvolveu uma significativa trajetória. No primeiro disco, homônimo, lançado pelo selo Som Livre Apresenta, ganhou a indicação ao Grammy Latino 2009 na categoria de Melhor Álbum de Música Regional Brasileira e foi finalista da categoria regional do Prêmio da Música Brasileira.

O grupo teve o show considerado entre os melhores de 2008 pelo jornal O Globo e conquistou meia página de elogios em crítica no The New York Times, após concerto com ingressos esgotados no Lincoln Center (NY), em 2010. Em 2012, a Orquestra lançou seu segundo disco da carreira, intitulado Pra ficar. O novo álbum, totalmente autoral, tem como produtor musical o norte-americano Arto Lindsay, conceituado entre grandes nomes da música brasileira e mundial. O disco está disponível na Internet (www.orquestraolinda.com.br) e já atingiu a marca de 10 mil download.



Arena Pré-Carnaval na Rua Marechal Deodoro


·         Dia 9 de fevereiro

A partir das 16h: Orquestra Contemporânea de Olinda e  Garibaldis e Sacis
·         Dias 16 e 23 de fevereiro

Das 16h às 19h: Garibaldis e Sacis
Foto: Julio Garrido



CONTATO IMPRENSA

ANA CALDAS (41)88828580

ANATERRA VIANA (41) 99065906.