21 de set. de 2015

Livro “Sobre Viver” é lição de vida sobre superação de um câncer de mama


Um relato e uma lição de vida sobre superação e de como enfrentar o que poderia ser o fim, como um recomeço. A nutricionista Adriana Zadrozny empresta sua vivência em relação ao câncer de mama e a transforma em um livro intenso, emocionante e inspirador. Sobre Viver será lançado no dia 08 de outubro, no Le Mundi Café e contará também com um pré lançamento de um número limitado de exemplares no dia 04 de outubro , na caminhada contra o câncer de mama em São José dos Pinhais. As datas foram escolhidas para fortalecer as atividades do Outubro Rosa.

Há cinco anos descobri que tinha um câncer de mama, na época inoperável. Eu tinha acabado de ser mãe novamente, então tinha um bebê (a quem ainda amamentava) e um garoto entrando na adolescência quando aconteceu. Decidi não me acomodar no processo e lutei de todas as formas que pude. Como nutricionista, modifiquei meu estilo de vida, me mantive otimista e nunca perdi a fé. Ao longo de todo esse processo, escrevi vários relatos a respeito do que acontecia comigo, em minha vida, minhas reflexões e aprendizado com a imposição de uma doença tão dura. Todas as fases estão relatadas... a descoberta, a perda dos cabelos, o balanço, a mastectomia, o pós câncer. A convivência com os amigos, o término de meu casamento, as alegrias da maternidade e as descobertas como ser humano também estão lá...”  

Todos os registros, que tinham como objetivo inicial um presente a ser deixado aos dois filhos, fazem parte de madrugadas e dias de reflexão que se transformaram em um diário. A autora optou em manter neste  formato do diário  para que nenhum sentimento fosse perdido e então mantida a proporção real da sua caminhada.

Com ilustrações de artistas voluntários e que apoiaram a ideia, Adriana vai sendo retratada no decorrer do livro, expressando suas fases e superações.








Uma obra que mescla conselhos, reflexões, informações científicas aprendidas durante o tratamento e também tiradas bem humoradas da autora que tem esta como uma das marcas aprendidas em sua  trajetória. Do primeiro dia, ao receber a notícia e então mãe de um menino de 11 meses e outro filho adolescente, até o ultimo dia deste relato ao completar  um ano, a obra surpreende  com um intervalo de quatro anos após a cura, quando Adriana retorna escrevendo sobre a recuperação e as lições aprendidas. O livro é um lançamento da Maquina de Escrever Editora e Gestora Cultural e é resultado de captação de recursos via campanha de crowdfunding.

Atualmente Adriana é professora do curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná, assim como da FAPAR (Faculdade Paranaense). Como nutricionista, tem se dedicado a estudos sobre o impacto da alimentação e do estilo de vida saudável na prevenção e tratamento do câncer, e presta atendimento e consultoria na área. Tem feito incursões na área das palavras, e alimenta sua fanpage Ideias de Pandora com reflexões sobre a vida bem vivida.






Serviço

Lançamento do Livro Sobre Viver, de Adriana Zadrozny
Dia 08 de outubro  
Le Mundi Livroteca  Café Terapêutico 041 3092-2733
Horário: a partir das 18h30

Assessoria de imprensa: Ana Carolina Caldas