4 de abr. de 2016

Cadernos de Receitas antigas de Curitiba viram pesquisa e livro.

A história da alimentação da Curitiba de 1900 a 1950 é o percurso que o livro “Doces lembranças: caderno de receitas e comensalidade”, percorre  abordando por meio de cadernos de receitas antigos,  os  fatos históricos, analises sociológicas e principalmente memória dos hábitos e costumes desta época.  De autoria da socióloga e doutora em história da alimentação, Solange Menezes da Silva Demeterco, a obra será lançada no próximo dia 09 de abril na Casa Heitor, às 16h. 
Resultado da dissertação de mestrado da autora, a obra parte fundamentalmente da análise de cadernos de receitas buscando retratar o universo criativo da culinária, o gosto e prazer.  Por meio de relatos de mulheres curitibanas e  dos cadernos guardados das avós, mães,  Solange descobriu muito mais do que receitas, mas também histórias de vida e afirmação de identidades. As receitas dos cadernos antigos foram reproduzidas e fotografadas exclusivamente para o livro. (fotos em anexo)

A Curitiba da época de 1900 a 1950 se caracteriza e isso é demonstrado na pesquisa, pelo momento em que a imigração estrangeira já está consolidada na região e de algumas etnias já terem a sua segunda ou terceira geração integrada à economia e sociedades curitibanas. Mais próximo de 1950, outros fatos históricos influenciam os hábitos alimentares  como  o boom do café no norte do estado e a crescente urbanização.  Outro  dado significativo é a incorporação nos lares de novos equipamentos, como fogão, refrigeradores, batedeiras, liquidificadores, alterando significativamente a seleção e a forma de preparar os alimentos.
A autora relaciona as receitas com as histórias, pesquisas e fontes que retratam em especial as relações nas famílias e no cotidiano dentro das casas curitibanas. Como os saberes culinários eram transmitidos de geração para geração, como se preservavam os segredos culinários, de que forma as receitas e comidas influenciavam no cotidiano, foram algumas das perguntas feitas e respondidas nesta obra.
Doces lembranças: caderno de receitas e comensalidade tem incentivo da Lei Municipal de Cultura, patrocínio Hotel Devile e Banco do Brasil e  publicação pela Maquina de Escrever Editora e Gestora Cultural. O livro estará à venda nas Livrarias Curitiba, a 80 reais.

Serviço


Lançamento “Doces Lembranças: caderno de receitas e comensalidade ( Curitiba 1.900-1950), de Solange Menezes da Silva Demeterco
Dia 09 de abril às 16h
Casa Heitor – Rua Marechal Floriano Peixoto, 458 – Centro – Curitiba

Assessoria de imprensa – Ana Carolina Caldas (41)98618568
Créditos Fotografia: Konrahd Karam