16 de abr. de 2009

Artistas dos Morros da Maré e Cantagalo (RJ) tem histórias pra contar





Artistas dos Morros da Maré e Cantagalo (RJ) trocam experiências com moradores do Sitio Cercado (PR). O evento acontece nesta sexta (17), às 19 horas na sede da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (ACNAP).


Por iniciativa do mandato do Deputado federal Angelo Vanhoni (PT) e da Associação Cultural Ilíada Homero, nesta sexta feira (17), o bairro Sitio Cercado sediará um evento de troca de experiências culturais com as comunidades dos Morros do Cantagalo e da Maré, do Rio de Janeiro. Dando sequência no contato feito pela Associação Cultural Iliada Homero com o Ministério da Cultura, o objetivo é buscar incentivos para assim como nas comunidades do Rio, instituir em Curitiba, Pontos de Memória – projeto idealizado e desenvolvido pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As duas experiências que serão apresentados à comunidade do Sitio Cercado são o Museu da Maré e o MUF – Museu da Favela (do Morro do Cantagalo.), inseridos no projeto de Pontos de Memória. Tem por concepção reconstruir a memória social e coletiva das comunidades, a partir do cidadão, de suas origens, histórias e valores, além de criar condições para que a comunidade se transforme em protagonista de sua própria história.


A partir do reconhecimento do novo museu como um Ponto de Memória, o Mais Cultura, por meio do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), apoiou o projeto de implantação do Museu de Favela, com visitas técnicas, encontros e cursos sobre Educação em Museus; Museus, Memória e Cidadania; e Plano Museológico. Para 2009, o Museu de Favela deverá receber do Mais Cultura um investimento em torno de R$100 mil" .


COMO SE DARÁ O INTERCÂMBIO

Nesta sexta feira, às 19h, os moradores do bairro Sítio Cercado terão a oportunidade de ouvir histórias das comunidades do Pavâo, Pavãozinho, e Cantagalo, com a presença da cantora e compositora Afrolady (Aline Santos da Silva), vinculada ao MUF, e da contadora de histórias Marilene Nunes da Silva, da Maré. Os moradores destas comunidades no Rio de Janeiro receberão através deste intercâmbio, ainda este mês, apresentações do Canto XVI da Iliada na tradução de Odorico Mendes com o ator Richard Rebelo. As apresentações dos cantos da Iliada integram o projeto paranaense de incentivo à leitura "Homero nas Bibliotecas" que está sendo desenvolvido em parceria com o Sistema Nacional de Bilbiotecas Públicas - SNBP e a Fundação Biblioteca Nacional, FBN e Ministério da Cultura – MinC.


SERVIÇO

O evento acontece às 19 horas na sede da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular
Rua Francisco José Lobo 214, Bairro Sítio Cercado - Telefone: (41) 3349-6710
Foto 1 - Acervo de imagens do Museu da Maré (crédito: Gilson Camargo)
Foto2 - Reunião Curitiba e a equipe do Museu de Favela - Morro do Pavão, Pavaozinho e Cantagalo (crédito: Gilson Camargo)

Nenhum comentário: