4 de mar de 2012

Pesquisadores curitibanos lançam obra coletiva sobre a Idade Média




Um grupo de jovens pesquisadores se desafiaram a escrever sobre a diversidade temática do período medieval, resultando no livro “Idade Média: Religião, Cultura e Política”. O leitor encontrará o perfil do homem medieval, análise dos discursos da época, a representação do tema no cinema, os caminhos percorridos ela religião e até curiosidades sobre a moda, quando falam dos sapatos medievais. O objetivo, segundo o organizador da obra coletiva Victor Augustus Graciotto Silva, é a divulgação de pesquisas que vem sendo feitas ou que já foram realizadas por acadêmicos curitibanos. “A idéia é difundir o conhecimento sistematizado em monografias, dissertações e teses, que em grande parte fica restrito aos freqüentadores das bibliotecas universitárias.” explica. O livro será lançado no próximo dia 15 de março, no Sesc Água Verde, às 19 h.

São oito artigos provenientes de pesquisas que permeiam a tríade religião, cultura e política na Idade Média. Retratam o cenário, o homem e o contexto desta época com suas contradições e mistérios. O que nos atrai na Idade Média? Para além dos bestiários, lugares exóticos e tantos outros rótulos com grande sucesso atual nas mídias globalizantes, estes jovens medievalistas brasileiros buscam resgatar o homem medieval. Homens e mulheres que, quando nos são apresentados, recobram vida, uma vida plena de contradições que nos levam a pensar no quando eram parecidos conosco. Dessa realidade cotidiana surge um universo híbrido, pouco convencional, distanciado dos modelos corteses de comportamento e dos dogmas previstos pela ortodoxia. Retrata bem uma aproximação ao homem medieval verdadeiro, aquele que pensa, decide, transgride, vivem em plenitude.

Quem edita o livro

Responsável pela produção, organização e edição da obra, a editora Máquina de escrever inaugura com este livro a linha editorial Série Academia, que tem como principal objetivo divulgar produções acadêmicas curitibanas.

Máquina de Escrever, editora curitibana inaugurada em 2010, abarca duas grandes áreas: a Literatura Brasileira e as Ciências Humanas. Além do trabalho editorial, há também o de gestão cultural, responsável pela elaboração e execução de projetos culturais. A maioria voltada para estudos e pesquisas relativos à área de patrimônio material e imaterial. Para saber mais acesse www.maquinadeescrever.net.br











Serviço

Lançamento do livro Idade Média: Religião, Cultura e Política
15 de Março das 19h00min às 21 h Local: Sesc Água Verde – Rua República Argentina, 944
Bate papo com os autores: Victor Augustus Graciotto Silva, Adriana Mocelim de Souza Lima, Cibele Carvalho, Roseli Pádua Angeloni, Louise Raulik Cyrino, Rafaela Smanioto Sombrio, Karl Friesen, Osni Gustavo de Assis Fagundes e André Muceniecks



# O lançamento do livro tem apoio da empresa Empadas Brasil

Assessoria de imprensa – (41)92114915 com Ana Carolina Caldas

Nenhum comentário: