22 de nov. de 2014

Frente Acorda Cultura Curitiba realiza assembleia no dia 24 para definir próximas ações

Primeira reunião no dia 08 de novembro
Na próxima segunda feira, dia 24, os artistas e agentes culturais  que formam a Frente Acorda Cultura Curitiba realizam Assembleia para discutir as próximas ações e debater um documento aprofundado e detalhado das  reivindicações a serem feitas ao Prefeito Gustavo Fruet. Este documento é a continuidade do debate levantado pelo Manifesto que foi lançado nas redes sociais no dia 13 de novembro. Em menos de três horas o Manifesto já tinha 500 assinaturas. Hoje ele possui quase 2 mil assinaturas que aderem ao descontentamento à atual política cultural da cidade de Curitiba. O objetivo  do Manifesto é conseguir uma audiência com o Prefeito Gustavo Fruet, já que o diálogo com a Fundação Cultural de Curitiba já se esgotou.


Como tudo começou?

Desde o ano passado, segundo ano da atual gestão da Fundação Cultural de Curitiba, os artistas vinculados ou não a entidades organizadas vinham expressando insatisfações com a condução administrativa da gestão cultural no município. Nas Conferências, nos Papos de Classe, através de documentos e em  reuniões a insatisfação foi aumentando e ganhando adesões.   No dia 08 de novembro, artistas tomaram iniciativa de chamar uma reunião para organizar estas demandas, e também motivados com a nortícia do fechamento das Casas de leitura.  A reunião aconteceu na CiaSenhas de Teatro com mais de 40 pessoas presentes (FOTO)

Entre os encaminhamentos, dois grupos foram organizados. Um para reivindicar junto aos vereadores o aumento do orçamento da cultura para 1%, promessa de campanha do atual prefeito. Outro grupo ficou responsável em elaborar um manifesto elencando as pautas debatidas na reunião e pedir uma audiência com o Prefeito para tomada de providências urgentes.
A Frente não está vinculada a nenhum fórum e/ou entidade. Trata-se de manifestação voluntária de artistas que cansaram de esperar e resolveram reivindicar que a política cultural da cidade seja retomada. Entre as pautas do manifesto, estão: inexistência de planejamento específico para todas as linguagens artísticas, culturais e de Patrimônio, assim como ações que contemplem o Patrimônio Imaterial; ela falta de critérios eficazes para o atendimento nas ações de política cultural que visem contemplar as demandas artísticas  e comunidades em  geral; falta de conceito na elaboração de editais do FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, falta de critério na escolha das comissões de seleção e má gestão de alguns desses editais; pela  ausência de investimento e plano de formação /qualificação profissional para  funcionários da FCC ; entre outras (www.acordaculturacuritiba.com)
 
Próximos passos

A Frente está cumprindo uma agenda de visitas para a entrega do manifesto. Nesta quarta feira, dia 19, um grupo foi até a Câmara Municipal e entregou em mãos para o presidente  da casa, Vereador Paulo Salamuni. Na segunda feira, dia 24, será realizada a Assembleia no Teatro Cine Glória (Galeria Pinheiro Lima – Praça Tiradentes, 106, Centro) e ali serão tirados os novos encaminhamentos.

Nenhum comentário: