16 de dez de 2015

Exposição conta a história de bares e restaurantes da Curitiba dos anos 50 e 60

A exposição “Entre mesas e balcões: restaurantes e bares de Curitiba nas décadas de 1950 e 1960”, será aberta ao público a partir do dia 18 de dezembro de 2015, na Casa Romário Martins. O lançamento oficial acontece às 11hrs.

Resultante de pesquisa realizada pela professora Dra. Maria do Carmo Marcondes Brandão Rolim, a exposição que é também se sua autoria,  conta a história de lugares tradicionais de Curitiba, como o Bar Palácio, o Restaurante Duque de Caxias, Restaurante Rio Branco, Ile de France, Bar Stuart, Churrascaria Cruzeiro, Bar Triângulo, Bar Mignon, Caça e Pesca, Bar Palácio, Bar Paraná, Restaurante Embaixador, Restaurante Zacarias, Restaurante Gruta Azul, Cascatinha, Iguaçu, Madalosso, Buraco do Tatu, Cinelândia da Ermelino, Cinelândia da Barão, Lá no Pasquale, Bar Cometa, Confeitaria Iguaçu, Vagão do Armistício, Restaurante Colibri, entre outros.

Trazer à tona a memória curitibana dos restaurantes e bares é um convite a sentar novamente em suas mesas e balcões, e saborear suas histórias. Registros fotográficos, noticias de jornais da época, acervos pessoais de proprietários e frequentadores fazem parte do acervo que poderá ser visto até junho de 2016.

Tendo como ponto de partida a tese de doutorado em História de Maria do Carmo Marcondes Brandão Rolim, Gosto, Prazer e Sociabilidade: bares e restaurantes de Curitiba, orientada pelo professor Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos, a história contada na exposição apresenta a história dos estabelecimentos mais prestigiados no período das décadas de 1950 a 1960, identificando as especialidades da casa, cardápios, pratos preferidos pela clientela, ingredientes e condimentos utilizados no prepara das comidas, receitas concebidas, louçaria, ambiente e características do espaço físico. 




Assessoria de imprensa - Ana Caldas
Produção: Máquina de Escrever 




Nenhum comentário: