10 de set de 2009

CURITIBA: Filme GARAPA marca a Campanha “Alimentação: Direito de Todos”


O evento que marca Campanha Nacional “Alimentação: Direito de Todos, pela aprovação da PEC 047/2003” no Estado do Paraná, contará com a presença de José Padilha, diretor do filme Garapa, do diretor do Ibase, Francisco Menezes e do Deputado Nazareno Fonteles, presidente da Frente Parlamentar Nacional pela Segurança Alimentar e Nutricional

Neste próximo dia 14, será exibido em Curitiba, o documentário GARAPA, do diretor José Padilha, seguido de debate sobre o tema com as entidades e instituições que integram a Campanha Nacional “Alimentação: Direito de Todos” no Paraná.. A iniciativa da campanha é do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) e tem como principal objetivo a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 047/2003, que tramita no Congresso Federal e que regulamenta a inclusão do direito à alimentação entre os direitos sociais estabelecidos no Artigo 6º da Constituição Federal.

O evento em Curitiba é organizado pelo Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Itaipu Binacional, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e pela Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná, tendo o apoio de instituições da sociedade civil e do governo.

Segundo os organizadores do evento e integrantes das entidades que lutam pelo direito a alimentação, a campanha pela aprovação da PEC quer não só sensibilizar os parlamentares, mas também contar com o apoio da população. “Incluir a alimentação adequada e saudável no campo dos direitos fundamentais garantidos pela Constituição, é uma forma de tratar o problema da fome como questão de Estado e não de governo, além de fortalecer as políticas se segurança alimentar e nutricional no Brasil. “ explica Silvia Rigon, presidente do CONSEA-PR
A campanha se baseia também nos pactos e tratados internacionais que asseguram o compromisso dos países este direito básico. A garantia do direito humano à alimentação está expressa em vários tratados internacionais, ratificados pelo governo brasileiro, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, de 1966, e a Cúpula Mundial de Alimentação, de 1996. Nos referidos pactos, os chefes de Estado reafirmaram “o direito de toda a pessoa a ter acesso a alimentos seguros e nutritivos, em consonância com o direito à alimentação adequada e com o direito fundamental de toda pessoa de estar livre da fome”.

A campanha também recebeu o apoio de artistas que integram a ONG Movimento Humanos Direitos. Um comercial de 30 segundos já está sendo veiculado, onde artistas como Dira Paes, Bete Mendes, Maria Zilda, Leonardo Vieira, Camila Pitanga, Gilberto Miranda, Eduardo Tornaghi e Cristina Pereira pedem aos deputados que aprovem a PEC.

Estarão presentes para participar do debate o cineasta José Padilha, Francisco Menezes, diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e integrante do CONSEA nacional, Deputado Nazareno Fonteles, presidente da Frente Parlamentar Nacional pela Segurança Alimentar e Nutricional, Valter Bianchini, Secretário de Estado da Agricultura, Deputada Luciana Rafagnin, Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná e Silvia Rigon, presidente do Conselho Estadual de Segurança ALimentar e Nutricional do Paraná (CONSEA-PR).


No dia 14/09 a exibição ocorrerá no Auditório do Museu Oscar Niemeyer, às 19:30h e no dia 15/09, em Foz do Iguaçu, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, no mesmo horário.


GARAPA


O filme GARAPA tematiza o direito a alimentação com a preocupação de impactar o público no sentido real do que se entende por insegurança alimentar. Ao pensar no roteiro, o diretor do filme José Padilha visitou o Ibase , fundado pelo sociólogo Herbert de Souza em 1981, onde conheceu Francisco Menezes, um dos diretores do instituto, de quem ficou amigo. Ao entrar em contato com uma questão tão delicada e complexa, o cineasta achou que seria fundamental fornecer um ponto de vista alternativo à forma distanciada como o assunto costuma ser tratado na grande mídia. Para Padilha, “geralmente, os meios de comunicação discutem a questão a partir de uma perspectiva macroscópica, debatendo as causas ambientais, geográficas, econômicas e políticas da fome. Embora este debate seja fundamental, continuamos, no entanto, sem saber como é a vida das pessoas que passam fome. Para que se compreenda o real significado do problema, é necessário conhecê-lo de perto.” O filme é fruto de mais de 45 horas de material filmado por uma pequena equipe que, durante quatro semanas, acompanhou o cotidiano de três famílias no estado do Ceará. À frente dessas famílias estão Rosa, Robertina e Lúcia – mulheres que, diante das condições mais adversas buscam estratégias de sobrevivência.

Para participar é necessário se inscrever no site http://www.consea.pr.gov.br/. A entrada será 1kg de alimentos não perecíveis.


Serviço


Lançamento da Campanha “Alimentação: Direito de Todos, pela aprovação da PEC 047/2003”

Exibição e Debate sobre o filme “Garapa”, de José Padilha

Dia 14 de setembro – segunda feira – as 19h30h - Auditório do Museu Oscar Niemeyer - Curitiba
Dia 15 de setembro - terça-feira - as 19:30h - Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu

Assessoria de imprensa do evento : Ana Carolina Caldas

Nenhum comentário: