11 de jun de 2010

Paulo Betti recebe Troféu Tropeiro no Festival da Lapa, nesta sexta 11


Do dia 09 ao dia 13 de junho acontece a 4º edição do Festival da Lapa, que além da premiação da Mostra Competitiva de Filmes de Época, única no país, também homenageia com o Troféu Tropeiro todo ano uma personalidade do audiovisual. Nesta sexta feira, 11, quem receberá este prêmio será o ator e diretor Paulo Betti. Segundo Antônio Domingues, produtor executivo do Festival, um dos critérios para a premiação é a relação desta personalidade com o cinema paranaense. “Paulo Betti tem uma relação importante com o Paraná e com a Lapa. Cafundó, filme dirigido por ele tem cenas filmadas na cidade, além da sua contribuição notória para o cinema brasileiro.” A homenagem acontece às 19 horas no Cine Imperial.

Na rua em frente ao Panteon dos Heroes, no centro histórico da Lapa, será exibido na mesma noite o filme “Em teu Nome”, do diretor Paulo Nascimento, que concorre à mostra competitiva. Ainda como parte da programação, os participantes do festival assistirão ao filme de Fábio Barreto: “Lula, o Filho do Brasil”.

Mostra competitiva de filmes de época

Os filmes que concorrem neste ano são: Menino da Porteira (de Jeremias Moreira, Brasil), Em Teu Nome (de Paulo Nascimento, Brasil), a Ilha da Morte (de Wolney Oliveira, Brasil), Corpos Celestes (de Marcos Jorge e Fernando Severo, Brasil) Lula, o Filho do Brasil/ El Benny (de Jorge Luiz Sanchéz – Cuba). A Mostra Competitiva de filmes de época premiará com o Troféu Tropeiro as categorias: Melhor Filme, Melhor Cenário, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem. O resultado da mostra acontece no sábado, dia 12, às 20 horas no Cine Imperial.



Mais sobre Paulo Betti

Ator, Diretor e Produtor

Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, foi durante sete anos professor do curso de teatro da Unicamp. Ator consagrado de televisão, teatro e cinema, recebeu os prêmios Molière (duas vezes), APCA (três vezes) e Mambembe (três vezes), e também o recebeu o prêmio internacional Distinguished Brazilian Artist Fellowship Fulbright -1992. Dirige a produtora Prole de Adão e preside a Casa da Gávea – centro cultural sediado no Rio de Janeiro. Paulo esteve muitas vezes no Paraná, com suas peças teatrais. Em 1989, gravou aqui a minissérie "Colônia Cecília", da Rede Bandeirantes, em que vive o anarquista italiano Giovanni Rossi. Em Curitiba, em 1998, contracenou com Anthony Quinn, em Oriundi, filme produzido pela Laz Audiovisual, produtora paranaense de R. A. Gennaro e Virginia w. Moraes. Em 2003/2004, em uma co-produção entre sua Empresa Prole de Adão e a Laz, rodou na Lapa, em Paranaguá, Ponta Grossa e Curitiba, o filme Cafundó, sua estréia na direção de cinema, que divide com Clóvis Bueno.

Serviço:
Sobre a programação confira www.festivaldalapa.com.br
Festival da Lapa - Cinema num Cenário Histórico
De 9 a 13 de junho de 2010 na cidade da Lapa (PR).


Viabilizado por meio da Lei Rouanet, tendo o patrocínio da Caminhos do Paraná, da Elejor, do Condor Supermercados e da Copel. Apoios da Prefeitura Municipal da Lapa, da Secretaria Municipal de Cultura, do Governo do Estado do Paraná, do Instituto Federal do Paraná, da RPC – Rede Paranaense de Comunicação e do Expresso Maringá.

Assessoria de imprensa – (41)92114915 com Ana Carolina

Nenhum comentário: