14 de dez. de 2011

SITIO CERCADO INAUGURA MUSEU DE PERIFERIA

Nesta sexta, 16, será inaugurado o Museu da Periferia do Sítio Cercado. Para o evento, moradores realizam exposição de fotos sobre a história do bairro e apresentações culturais de manifestações artísticas próprias do Sitio Cercado. Também contarão com a presença de representantes do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. O Sítio Cercado é um dos bairros que mais cresceu em Curitiba nos últimos 30 anos e foi o centro do maior movimento urbano por moradia ocorrido no Brasil. O bairro está sendo reconhecido pelo Ibram como território de interesse histórico nacional através do programa “Pontos de Memória”.

O Governo Federal através dos Pontos de Memória tem incentivado o conceito de museu social, onde o direito à memória se faz presente prioritariamente nas comunidades carentes, como estímulo ao fortalecimento de suas identidades culturais e usufruto da cidadania. A identificação do público com o patrimônio musealizado e sua utilização para gerar estímulos no sentido da conscientização e da ação sobre o real, são hoje mais condizentes com o papel social esperado de um museu.

A história do MUPE tem início em 2009, quando moradores do Sítio Cercado tomaram conhecimento que o Ministério da Cultura estava a frente da implementação dos Pontos de Memória em parceria com o Ministério da Justiça. Reuniram-se na Associação Vila Vitória, no dia 22/05/2009, com o objetivo de criar um Ponto de Memória na comunidade. O encontro resultou numa lista de assinaturas solicitando uma oficina de museologia ao IBRAM (requisito para iniciar o processo de implementação do museu). Após o abaixo assinado são atendidos pelo Ibram, que envia uma equipe para Curitiba para realizar a oficina “Museu, Memória e Cidadania”, sobre metodologia e processos museais

Em novembro de 2009, a comunidade começa a se integrar ao projeto: Alunos da Escola Guilherme Lacerda Braga Sobrinho – CAIC (Centro de Ação Integrada à Criança), no Sítio Cercado, em Curitiba, mostraram seus desenhos e redações sobre o bairro durante a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra. Mais de 150 desenhos e redações produzidos por alunos de diferentes faixas etárias do ensino fundamental.

Em maio de 2010, os moradores se reuniram na Associação de Moradores Vila Vitória, para formar o Conselho Gestor do Museu de Periferia do Sítio Cercado (MUPE). A formação do Conselho Gestor do MUPE contou com uma mostra de fotografias antigas do Sitio Cercado. O acervo foi construído pelos próprios moradores.

E neste dia 16 de dezembro de 2011, após este longo processo de formação, os moradores comemoram a conquista do Museu da Periferia, um museu que irá contar e fazer a história do Sitio Cercado.


texto de Ana Carolina Caldas, com informações do blog www.vanhoni.com.br

Um comentário:

lua b. disse...

Olá Ana,

eu pesquisei lugares em Curitiba com exposições de Grafite, e achei seu blog com essa postagem:

http://culturafazdiferenca.blogspot.com/2009/02/grafite-em-curitiba-da-rua-para-casa.html

você poderia me informar onde fica essa 'A Casa- Espaço de Arte'? Quero muito conhecê-la se ainda está aberta, mas não encontrei sua localização.

Obrigada desde já.