11 de jan. de 2012

Chico Mello lança CD comemorativo dos seus 20 anos de música experimental


Radicado há 23 anos na Alemanha, o compositor curitibano Chico Mello retorna a cidade natal para o lançamento do CD “20 anos entre janelas” (Música experimental de 1987 a 2007.) O evento acontece no próximo dia 21 de janeiro, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, integrando a programação da Oficina de Música de Curitiba. Além de conversa com o artista, haverá a exibição da ópera “Destino das Oito”, sessão de autógrafos e venda de CDs

O material produzido ao longo de dois anos é dividido em três partes que representam as várias facetas da trajetória profissional do compositor: - Solo/Câmera/Orquestra (a formação instrumental é o ponto de partida); - Mal Entendidos Culturais (o ponto de partida é a existência paralela de culturas sonoras díspares) e Música Instrumental Cênica (o foco oscila entre som e gestualidade e a corporalidade e performance musical). Desde 1987 em Berlim, onde foi estudar música com os mestres Dieter Schnebel e Witold Szalonek, Chico Mello traz para Curitiba um primoroso trabalho, revelando de forma aprofundada o verdadeiro sentido da música experimental.

Ao prefaciar a apresentação do CD, o músico Tato Taborda descreve a obra como restauradora da fé na composição como um jogo de faz de conta onde tudo pode. “Deixa claro que a música, antes de ser organização de sons, é organização do pensamento que pode, inclusive, se expressar em sons.” Junto ao CD, um livreto com imagens do percurso dos seus 20 anos e textos escritos pelo próprio compositor que fez questão de contar a história de cada uma das composições escolhidas. Desta forma, é possível viajar na história pessoal e profissional de Chico. A heteregenoidade geográfica e de produção que marcam esta trajetória é também um convite a um passeio pelo vão entre os sons, entre os tempos e entre os lugares.


Nascido em Curitiba, estudou composição no Brasil com José Penalva e Hans Joachim Koellreuter; cursou a mesma disciplina na Alemanha com Dieter Schnebel e Witold Szalonek. Concluiu três graduações: o Curso de Bacharelado em Violão na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Medicina pela UFPR e Composição e Teoria Musical pela Hochschule der Künste, em Berlim.

Chico Melo é Doutor em Musicologia pela Technische Universität Dortmund. Participou dos Cursos Latino-americanos de Música Contemporânea (Uruguai e Brasil) e dos Festivais de Darmstadt (Alemanha).

Trabalhou como arranjador, compositor e instrumentista em grupos de música popular e música experimental no Brasil. Desde 1987 reside na Alemanha (Berlim), onde trabalha como compositor e performer. Lecionou teoria e violão na Escola de Música e Belas Artes do Paraná; violão na Musikschule Neuköln – Berlim; improvisação e composição na Universität der Künste - Berlim. Realiza projetos em diferentes áreas como Teatro Musical, "música silenciosa", canções experimentais em colaboração com Silvia Ocougne, Dieter Schnebel, Daniel Ott, Arnold Dreyblatt, Amelia Cuni, Burkhard Schlotthauer, Carlos Careqa, Fernanda Farah, Otávio Camargo, Nicholas Bussman e também com os conjuntos Maulwerker, Contemposonoro, Kammerensemble Neue Musik, Mosaic Ensemble, Remix Ensemble, Ensemble Aventures entre outros.

Participou de diversos festivais internacionais de música contemporânea e de música improvisada, entre eles Donaueschinger Musiktagen, Inventionen e MärzMusik - Berlim; Pro Musica Nova – Bremen; Musica Viva – Munique; Festival Música Nova - São Paulo; Bienal de Música Contemporânea, Escuta, e Fronteiras - Rio de Janeiro.

Fez inúmeras viagens internacionais como concertista e compositor, destacando-se suas apresentações na Espanha, Itália, Suíça, Hongkong, Uruguai, Argentina, EUA, Rússia, Polônia e Noruega. Exerceu a Co-curadoria dos Festivais Escuta e Fronteiras - Rio de Janeiro; da Oficina de Música de Curitiba; Pro Musica Nova – Bremen e “MärzMusik” - Berlim .

SERVIÇO

PALESTRA DE LANÇAMENTO DO CD DO COMPOSITOR CHICO MELLO “20 ANOS ENTRE JANELAS”
Exibição em DVD da ópera “Destino das Oito”, sessão de autógrafos e venda de CDs

21 de janeiro de 2012
15h Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer


FICHA TÉCNICA DO CD:

Gravado e mixado por Gramofone
Técnicos de gravação e edição: Álvaro Ramos, Fred Teixeira e Rogério Naressi
Assistência: Diego Plaça
Técnicos de mixagem: Rogério Sabatella e Rogério Naressi
Mixagem: Chico Mello e Rogério Sabatella
Textos e tradução: Chico Mello
Revisão de tradução: Susan Herbert, Craig Havens e Octavio Camargo
Projeto gráfico e editoração: Gilson Camargo
Impressão: Maxigráfica
Idealização e coordenação do projeto: Mara Fontoura e Paulo Demarchi
Marketing Cultural: Gramofone Cultural
Incentivo – Lei Municipal de Incentivo a Cultura



Contato imprensa – Ana Carolina Caldas (41)92114915

Nenhum comentário: