24 de mai. de 2016

Pauta: Visita guiada conta a história de bares e restaurantes da Curitiba dos anos 50 e 60

A exposição “Entre mesas e balcões: restaurantes e bares de Curitiba nas décadas de 1950 e 1960”, acontece desde o  dia 18 de dezembro de 2015, na Casa Romário Martins e nesta sexta, dia 27 de maio, terá uma visita guiada com a participação da curadora. Andando com os visitantes da exposição, a curadora, socióloga e doutora em História, Maria Do Carmo Marcondes Brandão Rolim, irá contar a história da pesquisa que originou a exposição bem como curiosidades sobre o tema. Trazer à tona a memória curitibana dos restaurantes e bares é um convite a sentar novamente em suas mesas e balcões, e saborear suas histórias. Registros fotográficos, noticias de jornais da época, acervos pessoais de proprietários e frequentadores fazem parte do acervo que poderá ser visto até junho de 2016.

Tendo como ponto de partida a tese de doutorado em História de Maria do Carmo Marcondes Brandão Rolim, Gosto, Prazer e Sociabilidade: bares e restaurantes de Curitiba, orientada pelo professor Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos, o que se vê na exposição é a  história dos estabelecimentos mais prestigiados no período das décadas de 1950 a 1960,  identificando as especialidades da casa, cardápios, pratos preferidos pela clientela, ingredientes e condimentos utilizados no preparo das comidas, receitas concebidas, louçaria, ambiente e características do espaço físico.

Entre os lugares pesquisados estão o Bar Palácio, o Restaurante Duque de Caxias, Restaurante Rio Branco, Ile de France, Bar Stuart, Churrascaria Cruzeiro, Bar Triângulo, Bar Mignon, Caça e Pesca, Bar Palácio, Bar Paraná, Restaurante Embaixador, Restaurante Zacarias, Restaurante Gruta Azul, Cascatinha, Iguaçu, Madalosso, Buraco do Tatu, Cinelândia da Ermelino, Cinelândia da Barão, Lá no Pasquale, Bar Cometa, Confeitaria Iguaçu, Vagão do Armistício, Restaurante Colibri, entre outros.
A exposição conta com a produção e assessoria da Máquina de Escrever Editora e Gestora Cultural, que é especializada em pesquisas , livros e eventos voltados para história e patrimônio.

Seminário Internacional de Patrimônio Alimental e Cultural


Como parte do projeto de divulgação da pesquisa que deu origem a exposição, a curadora  Maria Do Carmo Marcondes Brandão Rolim, participa com a visita guiada da programação do  Seminário Internacional de Patrimônio Alimentar e Cultural que ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio na PUCPR, no auditório Thomas Morus (bloco amarelo - 2. andar). A visita guiada acontece no  dia 31, as 14 horas, na Casa Romário Martins.

Assessoria de imprensa - Ana Caldas (41) 98618568
Produção: Máquina de Escrever 

Nenhum comentário: