16 de abr. de 2011

Lupaluna aposta na música paranaense e em novos talentos musicais

Além das atrações nacionais e internacionais, o Lupaluna, em sua terceira edição, investe na revelação de novos talentos e aposta na música paranaense para agitar ainda mais o maior festival de música do Paraná e um dos maiores do Brasil. As bandas Gentileza, Locomotiva Duben, Charme Chulo, Sabonetes, Djoa, Sugar Kane e Super Color, que fazem parte do cenário musical paranaense, estarão presentes no line up do Palco EcoMusic nos dias 13 e 14 de maio. O time de “pratas da casa” passa por vários estilos: do pop rock, passando pelo groove e pela psicodelia até ao “desapego de estilos”, além das revelações do último ano.

Uma das bandas consideradas revelação no Paraná, a Super Color, que produz neste ano o seu primeiro disco da carreira, contará com a participação no palco de Xandão, guitarrista do Rappa. Os laços das duas bandas são estreitos porque é Xandão quem produz o disco do grupo. “Ser gravado por um ídolo é incrível, fazer turnê com ele tocando com a gente é realmente inexplicável”, conta Igor Cordeiro, vocalista da banda. Super Color se define como uma mistura de sons de diferentes cantos do Brasil, já que é composta por pessoas que vêm de Santa Catarina, Rondônia, passando, claro, por Curitiba. Apesar de defenderem “o desapego a estilos”, arriscam dizer que o antigo “Novos Baianos” pode ser uma ótima referência para traduzi-los.

Também despontando como uma das grandes promessas paranaenses, a Match apresenta uma bem temperada fusão de guitarras setentistas, bateria com pegadas dos anos 60 e 70, além de batidas eletrônicas com timbres atuais. A banda, liderada pelo cantor, compositor e guitarrista Matheus Duarte, apresenta um show definido como “groove” e com referências de Jamiroquai, Kasabian, Lenine e Stone Temple Pilots. Matheus, em parceria com André Nigoski (baixo) e Val Ofílio, forma um trio que segundo o vocalista, “não tem a marca do virtuosismo inócuo e viajante, mas com a energia de uma geração que não desperdiça tempo nem recurso”.

Na lista das já veteranas, a Sugar Kane chega a seu sétimo disco, consolidando ainda mais o espírito hardcore que define a banda. O novo trabalho “A Máquina que sonha colorido” obteve espantosas 23.000 execuções no primeiro dia em que foi disponibilizado para audição online. Em um mês foram mais de 100.000 execuções. O grupo também inaugura sua fase internacional: só no último ano passou por três países em 18 shows numa tour pela Europa.

Fora de Curitiba há sete anos, a banda Sabonetes foi criada no começo de 2004 por alunos de Comunicação Social da UFPR, e hoje é considerada nacionalmente como uma das promessas do rock brasileiro. O vocalista Artur Roman acha difícil definir o que eles tocam e prefere rotular a banda como "rock nacional". "É tão difícil alguma banda entrar nessa categoria. Hoje em dia ou você é indie rock, ou você é rock alternativo, pop rock ou você é emo". Uma boa definição para o tal rock da Sabonetes é que ele é dançante e despretensioso.

Também rejeitando rótulos, a diversificada Banda Gentileza é uma mistura multicolor. Ao todo são 16 instrumentos tocados no que eles chamam de “espírito forasteiro” que vai do samba, música caipira até o rock e a valsa. Depois de dois EPs gravados ao vivo (em 2005 e 2007), a banda escolheu o produtor Plínio Profeta – premiado com o Grammy Latino pela produção de Falange Canibal, de Lenine, entre outros - para arrematar seu retalho musical, original e surpreendente.

Originalidade é a marca da já conhecida Charme Chulo, que depois de anos fazendo sucesso nos bares de Curitiba, recebeu boas críticas de mestres como Kid Vinil e Fabio Massari, pela fusão inusitada de música caipira e rock oitentista. Depois de dois anos da estreia da banda, potencializam ainda mais essa mistura com o novo trabalho Nova onda caipira.

As letras flertam felizes com o minimalismo dos contos de Dalton Trevisan, com a estética urbana dos romances de Cristóvão Tezza e também passeia pelo universo dos cantores bregas como Odair José e brinca com os filmes de Mazzaropi. Bom humor neste show é o que não falta e o charme fica por conta do “uniforme” característico do grupo: chapéu de palha e camisa xadrez.

Mais do que uma banda, a Locomotiva Duben define-se como um coletivo musical, que não se resume somente a produção sonora. Os integrantes unem à música a expressão através da fotografia, design e vídeo, o que agrega valor ao que levam para o palco: algo inédito, porém ao mesmo tempo descontraído e despretensioso. Locomotiva define-se pelas referências mais diretas de Jorge Ben juntamente com a psicodelia dos sounds systems jamaicanos que popularizaram o Dub na década de 60.

E ainda, não poderia faltar a esta mistura dos talentos paranaenses, a união do rock com a música eletrônica que está presente no trabalho da banda Djoa. Formada em 1999, pela sua ótima qualidade musical o grupo já dividiu palco com grandes nomes da música nacional como Rodox, Ira!, Detonautas e outros.

Concurso de Bandas "Mundo Livre Lupaluna" divulga finalistas

Quinze foram as selecionadas na primeira fase do Concurso de Bandas Mundo Livre Lupaluna “Uma atitude sonora para sair do anonimato”. Segundo a produtora artística da Rádio Mundo Livre, Mariele Loyola, “foram mais de 200 inscrições de trabalhos de altíssima qualidade. A seleção foi difícil, pois a cena musical curitibana e paranaense passa por um ótimo momento!” Na segunda fase, as duas bandas mais votadas serão as escolhidas para tocar no Palco EcoMusic, que além das bandas locais, tem como atrações confirmadas: Otto, Raimundos, B. Negão & Seletores de Frequência, O Teatro Mágico, Duo Finlândia e Tulipa Ruiz. De 14 de abril a 06 de maio a votação será popular pelo site do Lupaluna www.lupaluna.com.br. No dia 9 de maio os vencedores são anunciados.


Confira a lista das finalistas:

  1. Felix Bravo http://youtu.be/qUC8uuAtYqk
  2. Beti Malu http://www.youtube.com/watch?v=Ru8AIivr-SE
  3. Punkake https://www.facebook.com/video/video.php?v=1872720970600
  4. Mac Brown http://www.youtube.com/watch?v=RICqwHsOWpQ
  5. Djambi http://www.youtube.com/watch?v=mIPIgZ1gUcM
  6. Nuvens http://www.youtube.com/user/bandanuvens
  7. Vilma Ribeiro http://www.youtube.com/user/VilmaRibeiro1
  8. Haullys http://www.youtube.com/watch?v=v69iAhYORA0
  9. Julia Mallmann http://www.youtube.com/user/JuliaMallmannMusic
  10. Pão de Hamburguer http://www.youtube.com/user/putialamerda
  11. Lou Dog http://www.youtube.com/dekoloudog
  12. Uh- La-La http://www.youtube.com/user/bandauhlala
  13. Molungo http://www.youtube.com/watch?v=Vcsg4OY3KYM
  14. Namorada Belga http://www.youtube.com/namoradabelga
  15. Paranoika http://www.youtube.com/user/BandaParanoika

Assessoria de imprensa Lupaluna:-
Ana Carolina Caldas
Fernanda Yanaze
Bia Moraes

Nenhum comentário: