29 de jan. de 2013

Pré Carnaval também no bairro. Garibaldis e Sacis inova e pela primeira vez vai ao Sítio Cercado




Os integrantes do bloco Garibaldis e Sacis há muito perseguiam este sonho: levar o pré carnaval aos bairros da cidade. Nas conversas com a nova gestão da Fundação Cultural de Curitiba, o grupo recebeu uma proposta de descentralizar o evento em pelo menos um fim de semana. Com a proposta aceita, no sábado dia 02, eles chegam pela primeira vez em um bairro da cidade, no Sitio Cercado. E, a idéia é que nos próximos anos outros bairros recebam o bloco.

“Vamos levar nossa alegria por aí”
Garibaldis e Sacis existe desde 1999 e tem sua origem no Largo da Ordem, centro da cidade. Artistas ligados à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ao Conservatório de Música Popular Brasileira, ao Teatro de Bonecos e ao Grupo Mundaréu, encontravam-se rotineiramente nos domingos de janeiro no Saccy Bar, centro histórico de Curitiba, para discutir a organização da festa. Numa destas reuniões foi eleito o nome do bloco, “Garibaldis & Sacis”, em alusão e homenagem ao itinerário idealizado. O ponto de partida seria o Saccy Bar e o ponto final do trajeto a Praça Garibaldi. “Agora é hora desta festa chegar a outros lugares da cidade. Entre os integrantes e simpatizantes do Garibaldis e Sacis há em primeiro lugar a defesa da cultura e arte para todos. Inclusive nosso hino começa assim: “Vamos levar nossa alegria por aí”, lembra Marcel Cruz.

A Festa no Sítio Cercado
Um dos mais populosos bairros da cidade, o Sítio Cercado foi o escolhido para 2013. Porém, tanto o Garibaldis e Sacis como a Prefeitura tem como meta levar o pré carnaval para outros bairros nos próximos anos. Segundo o Presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, uma das prioridades da atual gestão “é democratizar e descentralizar o acesso à cultura, resolvendo esta lacuna que temos nos bairros em Curitiba.” No sábado, o  Pré Carnaval inicia às 16 h na Rua São José dos Pinhais que fica paralela à Rua da Cidadania.  O início será na transversal Rua Nova Aurora e o término na Rua Gentio Portugal Tavares. Para o sábado, já está garantido o mesmo esquema de estrutura e policiamento que já ocorre nos domingos no Largo da Ordem

Todo Carnaval tem seu fim: Garibaldis e Sacis se despede no domingo.
E no domingo 03 de fevereiro, o bloco Garibaldis e Sacis se despede com o último dia do Pré Carnaval 2013. O tema será Garibaldis e Sacis Invertido – (mulher vai de homem, homem vai de mulher).

Assessoria de imprensa: Ana Caldas (41)92114915 e Anaterra Viana ( 41) 99065906
Foto: Sitio Cercado por Gilson Camargo - original daqui ---> http://www.gilsoncamargo.com.br/blog/?p=3332

Nenhum comentário: