5 de mar. de 2013

Pesquisadora lança eBook para falar sobre a trajetória das lutas e conquistas femininas.



“Muitas histórias para contar” da pesquisadora e autora Sônia Beatriz Cabral narra a partir de um enredo ficcional histórias de personalidades femininas como Chiquinha Gonzaga, Pagu, entre outras, que se destacaram como exemplos de resistência e combatividade em defesa da equidade de gênero. 

Segundo a pesquisadora, a história da mulher, quando abordada de forma romanceada, possibilita uma maior identificação das leitoras com as dores, alegrias e desafios de mulheres reais e oportuniza a reflexão e desconstrução de preconceitos e estereótipos que reproduzem uma concepção limitadora acerca da atuação da mulher na sociedade.  Essa abordagem enfatiza não apenas as formas de discriminação, os preconceitos e as violências das quais as mulheres foram vítimas, mas, sobretudo as estratégias de que elas lançaram mão para reverter essa condição. 

Sinopse:

“Muitas histórias para Contar”
Gabi vai visitar sua avó que vive numa cidade do interior, e recebe o álbum com recortes de jornais e revistas que ela colecionara quando criança. O álbum desperta em Gabi o interesse em conhecer como viviam as mulheres no inicio do século passado. A partir daí, muitas histórias são contadas sobre as mulheres pioneiras que ousaram questionar a sociedade e lutaram para garantir seus direitos. O ritmo da narrativa é quebrado quando Gabi é procurada por Luisa, sua melhor amiga. Luisa precisa de ajuda para desvendar o caso de um homem misterioso que, desde o falecimento de seus pais, tem telefonado constantemente para sua avó.

Mais sobre a autora
Sônia Beatriz Leite Ferreira Cabral é filósofa, especialista em literatura infanto-juvenil e pesquisadora sobre representação da personagem feminina no discurso literário.  Participou de projetos que visam incentivar o gosto pela leitura e proferiu palestras para subsidiar os professores com a intenção de, a partir do texto literário, promoverem uma reflexão sobre as questões de gênero em sala de aula. 

Editora Simplissimo
O livro é veiculado pela Editora Simplissimo, especializada em e-books. Além destes títulos, a autora também escreveu “Bate Papo com Elizabeth Bishop’ e “Blog da Bel”, ambos baseados em pesquisas de gênero. Todos os títulos podem ser encontrados no site da Apple: https://itunes.apple.com/br/book/muitas-historias-para-contar/id571895795?mt=11


Serviço
E-book Muitas histórias para contar
Editora Simplissimo
Autora: Sônia Beatriz Leite Ferreira Cabral

Assessoria de imprensa: Ana Caldas – (41)88828580

Nenhum comentário: