6 de mai. de 2013

Pesquisadores lançam livro sobre o Futebol Amador em Curitiba




Escrito pelos pesquisadores Allan de Paula Oliveira, Hélder Cyrelli de Souza e João Castelo Branco Machado,  o livro “O Futebol da Contracapa” apresenta um retrato do futebol amador em Curitiba e região metropolitana, a partir da pesquisa “O Verdadeiro Futebol da Comunidade”, feita, em 2010 e 2011, em alguns campeonatos amadores da cidade e região metropolitana, sobretudo junto ao principal deles, a Suburbana – que ocorre desde 1941.  Os autores levam o leitor a “Curitibas” inusitadas:  clubes centenários, estádios antigos, intensas redes comunitárias e principalmente a ocupação do espaço público sob diferentes códigos: etnia, geração, compadrio , lazer e trabalho. A obra  mostra a importância do futebol amador e da Suburbana no cenário urbano e o lugar que ocupam na vida de muitos de seus habitantes
O Lançamento do livro é uma realização da Máquina de Escrever Editora,  e acontece no dia 10 de maio, às 19h, na Aldeia do Beto. A pesquisa e o livro foram financiados com recursos obtidos via mecenato, através de aprovação no edital da Fundação Cultural de Curitiba e teve o apoio do Banco do Brasil.

Sobre os autores,

Allan de Paula Oliveira, flamenguista, é antropólogo e realiza pesquisas sobre música popular. Tem vários artigos sobre o tema publicados em revistas especializadas e participou, em 2008, da produção do documentário “Curitiba ao Som da Viola”, sobre a música sertaneja em Curitiba. Desde 2008, é professor do curso de ciências sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Hélder Cyrelli de Souza, gremista, é historiador, com pesquisas sobre a relação entre a filatelia e a identidade nacional. Atualmente, é professor de história do Colégio Militar de Curitiba.

João Castelo Branco Machado, torcedor do Fluminense, é fotógrafo e cineasta, e, desde 2006, tem feito diversos trabalhos visuais e cinematográficos. Participou da produção e realização do livro e do documentário (2008 e 2010) “O Corte do Alfaiate”, sobre a prática da alfaiataria em Curitiba, bem como do documentário “Bolpebra” (2011), sobre uma cidade, com 40 habitantes, localizada na fronteira entre Bolívia (Bol), Peru (pe) e Brasil (bra). Atualmente, faz parte da equipe da Tui Tam Filmes.
SERVIÇO
Lançamento do Livro “O Futebol da Contracapa” , escrito pelos pesquisadores Allan de Paula Oliveira, Hélder Cyrelli de Souza e João Castelo Branco Machado.
Dia 10 de maio
19h
Aldeia do Beto
Rua Professor Brandão, 678


Assessoria de imprensa – Ana Caldas – (41)88828580

Nenhum comentário: